sábado, 25 de dezembro de 2010

Corciolli


Corciolli nasceu em São Paulo. Seu interesse pelos sintetizadores eletrônicos fez com que iniciasse os estudos musicais aos 13 anos de idade, com aulas de piano erudito. Nessa época, já tocava ativamente em bandas formadas por amigos, apresentando suas primeiras composições e arranjos. Posteriormente, estudou harmonia e improvisação com Cacho Souza, mergulhando no universo do jazz e da música brasileira. Em 1986, atuando como músico profissional, ingressou na faculdade de arquitetura, época em que conciliava o tempo entre os estudos e a carreira musical. Tocou com o baixista Celso Pixinga e o grupo de rumba flamenca Espírito Cigano.
Em 1993, lançou seu primeiro álbum "ALL THAT BINDS US", inaugurando a gravadora Azul Music. Em 1995, foi a vez do aclamado "UNIO MYSTICA". Inspirado em textos alquímicos medievais, o CD apresentava uma sonoridade única, reunindo cantos gregorianos e arranjos orquestrais. Com amplo reconhecimento do público e crítica, o álbum foi lançado em vários países, recebendo uma benção do Papa João Paulo II. No ano seguinte, Corciolli se apresentou com os monges tibetanos de Gaden Shartse em dois memoráveis concertos no Memorial da América Latina, em São Paulo. Com eles, gravou o CD "THE NEW MOON OF EAST", inédito encontro dos cantos sagrados tibetanos com a música de um artista ocidental.
Ainda nos anos 1990, juntamente com a revista "Caras", produziu duas coleções de grande impacto: “Caras Zen” e “Caras Músicas do Mundo”, totalizando mais de 8 milhões de CDs comercializados em bancas de jornais em todo país. Dando continuidade a uma bem-sucedida discografia, lançou os álbuns "EXOTIQUE" (1998), "UNIO CELESTIA" (1999), "ART OF SEDUCTION" (2001), "UM OLHAR" (2004), "NOSSO LAR" (2008), LIGHTWALK (2009) e LIGHTWALK - LIVE AT AUDITORIO IBIRAPUERA (2010) CD+DVD, além de diversas produções da Azul Music. Em 2005, a música “Oratio” (UNIO CELESTIA) foi escolhida como tema da personagem principal da novela "Essas Mulheres" (TV Record). Nos Jogos Panamericanos de 2007, a ginasta brasileira Angélica Kvieczynski competiu ao som de “Toledo”, do álbum "UNIO CELESTIA". No mesmo ano, tocou para um público estimado de 5.000 pessoas, no Marco Zero, em Recife. O espetáculo "Sons da Luz" teve ainda a participação especial de crianças percussionistas da comunidade de Peixinhos, em uma apresentação memorável.
Capa da edição de maio 2008 da revista "Teclado & Audio", teve seu trabalho em destaque em uma entrevista de doze páginas. Na mesma época, finalizou o álbum "NOSSO LAR", inspirado no livro de Chico Xavier, e que, posteriormente, recebeu críticas entusiasmadas no Brasil e nos EUA, figurando entre os 100 álbuns mais tocados nas rádios especializadas norte-americanas. No Portal Sonora, braço de vendas digitais do Terra, figura entre os primeiros no ranking de artistas mais tocados no segmento “New Age” e entre os “Top 200” de todo o Portal, considerando todos os gêneros musicais. "LIGHTWALK", álbum lançado em 2009, trouxe novidades, com incursões sonoras pelo rock, erudito e ritmos brasileiros, contando com as participações especiais do baixista Tony Levin (Peter Gabriel, King Crimson), do percussionista Naná Vasconcelos, do violinista Marcus Viana e de Andre Matos, uma das maiores vozes do Metal da atualidade. Em 2010, seu primeiro DVD e CD ao vivo LIGHTWALK - LIVE AT AUDITORIO IBIRAPUERA, registrou uma extraordinária performance do tecladista, acompanhado pelo baterista Christiano Rocha, pelo baixista Claudio Machado e pelas participações especiais deTatiana Vinogradova no violino e Andre Matos nos vocais. Um dos grandes momentos do concerto, ficou por conta da inspirada interpretação de "Who Wants To Live Forever", do Queen.
Com cerca de 1,2 milhão de CDs vendidos no Brasil e álbuns lançados em mais de 40 países, suas músicas estão presentes em dezenas de coletâneas, ao lado de artistas como Vangelis, Yanni, Alan Parsons Project, Kitaro, Dead Can Dance, Hans Zimmer, Secret Garden, Era, Sarah Brightman, Enigma, Luciano Pavarotti, Jose Carreras, Placido Domingo e Andreas Vollenweider, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário